segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Renovação



Renovação: ato de renovar.
  Renovar: modificar, substituir.


   É isso que todos esperam com a virada de ano, renovação, mudar de vida, mudar de atitudes, mudar de pensamentos, sempre queremos o melhor para nós, mas as vezes nem sempre o que acreditamos ser bom, realmente seja, o inverso também é verdadeiro.

   De fato, alguns de nós consegue mudar suas atitudes junto com a virada do ano, outros não, mas o que necessariamente seria uma renovação? Acredito que seja o simples fato de não ser igual ao ano que passou, sempre queremos mais, sempre desejamos que a vida nos leve a algum lugar melhor mas, esquecemos que somos nós que fazemos isso, tenho vivido uma situação nova na minha vida, uma sensação literal de mudanças, pessoas novas tem entrado em minha vida, pessoas que eram bases sólidas e hoje não são mais, pessoas que não eram tão ativas se tornaram, dentre outros fatos e isso vem acontecendo porque decidir que deveria mudar, me permitir sofrer tais mudanças e com isso a vida ajudou a concretizar essas modificações.

   Algumas mudanças ocorre naturalmente ou "natoralmente", mudanças essas que nem sempre estamos preparados para lidar com elas, mas que tem que ser feitas ou já fizemos e só não queremos perceber isso, a vida nos coloca em situações que julgamos como ruim, triste, amarga, mas isso pode ser reflexo do que já vivemos, por exemplo:

  Eu tinha alguns pertences que me lembrava muito uma pessoa, que com o passar do tempo ela foi se ausentando de minha vida, inicialmente fiquei frustrado e tudo mais que tinha direito, com o passar dos dias, meses fui me acostumando com seu afastamento, "Fique longe para que eu sinta sua falta, mas não longe o bastante para eu me acostumar com sua ausência", no decorrer da vida acabei fatalmente perdendo esses pertences, ou esquecia em algum lugar, ou quebrava, enfim acabei me desfazendo deles e foi doloroso no momento, mas depois fui percebendo que aquilo era minha atual vida, aqueles pertences que foram embora, só me faziam ficar ligado a uma vida que já não existia, não estou me referindo se foi ruim ou não o passado, só estou dizendo que é o que o próprio nome diz,Passado. 

  Ontem presenciei uma situação semelhante, vi um pessoal conversando, brincando, rindo em um domingo de sol, até que uma das mulheres do grupo, muito linda por sinal, pelo o que percebi perdeu algum pertence, com isso todos começaram a procurar, vi em seus olhos a tristeza em perder o item e percebi o tamanho impacto que isso causou, pois parecia que tinha sumido todo o som envolta deles, instalou um silencio ensurdecedor, não sei o quanto o objeto era importante, mas uma coisa eu sei, não é o objeto em si que nos faz bem ou mal e sim o que sentimos, você pode perder todos os seus pertences de valor sentimental mas, se dentro de você ainda existe algo verdadeiro, a perda não irá significar muito, como também o inverso é verdadeiro, pode ter o item por toda uma vida e ele não significar mais nada já que o sentimento que estava contido nele não existe mais.

   O passado tem que ficar exatamente onde é para estar, nas lembranças, sendo elas boas ou ruins, com isso iremos aprender o que fazer e o que não fazer no presente para termos um ótimo futuro, quando situações assim ocorre, muitas vezes é somente a vida mostrando como está nossa atual situação, perder os meus pertences simplesmente tenha sido apenas a representação física do que já não tinha no meu peito e no meu coração. 

   Se a vida lhe ocasionar uma situação semelhante, perder um anel, perder um chaveiro, qualquer coisa, certamente na hora vai doer, mas depois análise bem se o fato em si realmente foi ruim ou você já tinha "perdido o pertence" a muito tempo dentro de você.

Um comentário: